Proposta de Compromissos

A pedagogia de projetos não é nova. Ela surgiu no inicio do século, com john dewey, e já nessa época pautava-se na concepção de que educação é um processo de vida e não, simplesmente, uma preparação para a vida futura. Daí a importância de se buscar a interação entre a prática pedagógica e o universo do aluno. Participando de um projeto, o aluno se envolve numa experiência educativa que integra o processo de construção de conhecimento às práticas vividas e a sua realidade atual.
Além de contribuir para a formação de sujeitos reflexivos e participantes, essa metodologia oferece aos alunos a oportunidade de vivenciar as situações e problemas apresentados, para tomar atitudes diante dos fatos. Nesse momento, vai sendo trabalho o lado ético do profissional que se compromete não só com os resultados, mas também com o processo de trabalho e com o grupo nele envolvido, e isso muitas vezes exige flexibilidade e compreensão.
Em um projeto definido, é mais fácil avaliar as conseqüências e os resultados de nossas ações. Daí a recomendação de que os temas gerais dos projetos, seus conteúdos de específicos e a maneira de desenvolve-los sejam resultado de um compromisso que envolva professor, aluno, instituição e comunidade. E haja virtude para segurar essa construção.
 

Free Web Hosting