Fundação Arte Brasil Capoeira
Mestre Pastinha
 
Vicente Ferreira Patinha - Mestre Pastinha, maior divulgador da capoeira angola.Nasceu em 1889 na cidade de Salvador, Bahia.Dizia não ter aprendido a Capoeira em escola, mas "com a sorte". Afinal, foi o destino o responsável pela iniciação do pequeno Mestre Pastinha na capoeira.A vida iria dar a Pastinha a oportunidade de um aprendizado que marcaria todos os anos da sua longa existência.Conheceu Africano Bentinho. Começou então a formação do mestre que dedicaria sua vida à transferencência do legado da cultura africana a muitas gerações, segundo ele.
 
A partir deste momento, o aprendizado se dava a cada dia, até que aprendeu tudo. Além das técnicas, muito mais lhe foi ensinado por Benedito, o africano seu professor.
Foi na atividade do ensino da capoeira que Mestre Pastinha se distinguiu. Ao longo dos anos, a competência maior foi demonstrada no seu talento como pensador sobre o jogo da capoeira e na capacidade de comunicar-se.
Os conceitos do Mestre Pastinha formaram tendo seguidores em todo Brasil.
Fundou a primeira escola de Capoeira Angola no Brasil, no Pelourinho, na Bahia.
Onde durante décadas dedicou-se ao ensino da Capoeira.
Hoje contínua vivo nas capoeiras, nas rodas, nas cantigas, no jogo. Seu nome esta na historia da Capoeira hoje, amanhã e sempre.
A maioria dos velhos mestres baianos representa a escola da Capoeira Angola e entre eles podemos citar: Bobó, Caiçara, Canjiquinha, Ferreirinha, Paulo dos Anjos, Waldemar do Pero Vaz, João Pequeno, Gigante, João Grande e Curió.
 
                           Copyright (c)2008 Fundação Arte Brasil Capoeira .Todos os direitos reservados. Desenvolvido por   Johnatan Ivini
Free Web Hosting